domingo, 22 de julho de 2007

Perigo: Corinthians joga mal e perde para o Timbu

O Náutico mais uma vez foi responsável por instaurar a crise no Corinthians. Algoz do Timão na Copa do Brasil, o Timbu impôs uma nova derrota aos paulistas na tarde deste domingo, no Morumbi. O time de Paulo César Carpegiani apresentou muitas falhas e perdeu por 3 a 0 para o Náutico, que, com a vitória, se livrou da lanterna do Brasileirão.
O Alvinegro encerra a rodada na 17ª posição no campeonato, na zona de rebaixamento, com apenas 14 pontos. O time pernambucano é o penúltimo colocado, com dez. O Náutico construiu o resultado positivo por meio dos espaços da zaga corintiana. No primeiro tempo, Ferreira aproveitou falha de Fábio Ferreira para inaugurar a contagem. Já na segunda etapa, Hamilton cobrou falta e a bola desviou em Betão, enganando Felipe. No último lance do jogo, Felipe recebeu na área e chutou cruzado para dar números finais ao placar.
O Corinthians não contou neste domingo com o lateral-direito Pedro, que abandonou a concentração no sábado por desentendimentos quanto ao seu salário. A derrota diante do Náutico aumentou para sete rodadas o jejum de vitórias do Timão no Campeonato Brasileiro.
Antes mesmo do apito final do árbitro, a torcida já protestava nas arquibancadas contra a atuação da equipe. Pressionado pelos maus resultados, o Timão volta a campo na quarta-feira, quando buscará a reação diante do Figueirense, no Orlando Scarpelli. Já o Náutico atua no mesmo dia em casa com o Grêmio.
Com uma formação tática diferente das rodadas anteriores, o Corinthians mostrou nervosismo no início da partida contra o Náutico. No primeiro lance do jogo, logo aos 20 segundos, Fábio Ferreira falhou feio, furando na intermediária, e o atacante Ferreira partiu em condições de marcar, mas tropeçou na bola dentro da área e acabou chutando fraco, nas mãos de Felipe.
Na seqüência, o Timão tentou responder com a velocidade de Willian, que avançou pela esquerda e bateu, para defesa de Eduardo. Sem contar com Pedro, que abandonou a concentração e está suspenso por três dias pela direção, Carpegiani colocou Betão na lateral direita. O camisa três, inclusive, arriscou algumas idas ao ataque, mas sem se encontrar na função. O time de Parque São Jorge mostrou dificuldades para se ajustar ao novo esquema, com Wellington na esquerda e Marcelo Oliveira no meio.
O Alvinegro ainda esboçou investidas em jogadas individuais de Finazzi e Fábio Ferreira, sem efeito. O Náutico, então, ganhou confiança para buscar o sistema ofensivo. Tales invadiu a área, tabelou com Ferreira e finalizou cruzado, mas Felipe segurou. O técnico Roberto Fernandes, por sua vez, tirou Onildo para a entrada de Hamilton.
Na seqüência, Sidny arriscou de longe e viu Felipe se esticar para defender. A resposta corintiana quase resultou em gol. Ricardinho fez ótimo passe para Arce, que, dentro da área, limpou a defesa e bateu forte. Eduardo fez ótima defesa. Instantes depois, Corinthians e Náutico pediram pênalti em lances de Rosinei e Acosta, respectivamente, mas o árbitro considerou as jogadas dos dois lados normais.
O Timão seguiu cometendo muitas falhas em seu sistema defensivo. Porém, o Náutico mostrou dificuldade no ataque para aproveitar os espaços. O Corinthians, assim, ainda esboçou outra tentativa na frente. Depois de ótima jogada individual de Willian pela esquerda, a bola sobrou do outro lado para Arce, que errou o alvo e desperdiçou a chance.
No entanto, a zaga paulista ainda teve outra falha no primeiro tempo e o Timbu, enfim, aproveitou para balançar as redes. Aos 43, Fábio Ferreira vacilou dentro da área com a bola na frente de Felipe, e o atacante Ferreira foi rápido para cabecear, sem dar chances ao goleiro. Assim que o árbitro assinalou o fim do primeiro tempo, a torcida vaiou bastante a equipe no Morumbi. Alguns setores das arquibancadas pediram a entrada de Vampeta.
Porém, Carpegiani fez outras mudanças no intervalo. A dupla de atacantes Finazzi e Arce deixaram o jogo para as entradas de Wilson e do estreante Júnior Negão. Na primeira jogada da etapa complementar, Willian desceu pela direita e tentou encobrir Eduardo, que segurou a bola.
Aos três, o Corinthians quase empatou em um rápido contragolpe. Willian carregou a bola pelo meio e abriu para Júnior Negão, que arrematou forte, exigindo boa defesa de Eduardo. Instantes depois, Fábio Ferreira tentou em cabeceio na área, mas errou o alvo.
Aos 15 minutos, Carpegiani colocou mais um atacante em campo, sacando Wellington para a entrada de Dentinho, também conhecido como Bruno Bonfim. Na resposta do Náutico, Acosta ajeitou para Hamilton, que finalizou fraco. Já o Corinthians teve boa chance com Dentinho. O jovem atleta bateu forte para dar trabalho ao goleiro Eduardo.
Mas o Náutico ampliou a vantagem aos 20 minutos da etapa. Hamilton cobrou falta da direita, a bola desviou em Betão, bateu na trave e estufou as redes de Felipe. Com o placar, Roberto Fernandes sacou o atacante Ferreira para reforçar a marcação com Deleu.
Mesmo com nervosismo, o Corinthians ainda se lançou à frente para tentar reverter o marcador. Aos 33, Wilson teve chance dentro da área, mas bateu em cima de Eduardo e desperdiçou oportunidade incrível. O Alvinegro, então, não mostrou mais força nem mesmo para diminuir a diferença no placar. Já o Náutico ampliou a vantagem no último lance do jogo, com gol de Felipe, substituto de Júlio César.
Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: